Quando fomos visitar a Maria Depina, ela estava dormindo comfortavelmente. Ela não dormio a noite anterior esteve cantando e dançando, relata a filha e cuidadora dela, Maria Pina. Isso não é fora do character da Maria Depina, que fez 104 Anos em Novembro.
“Ela sempre gostou de se vistir, usar bastante perfume, ir à igreja e dançar!” diz Pina. “Ela ainda gosta de abrir o seu guarda-roupa para verificar que toda a sua roupa continua organizada e no seu lugar.”
Depina e a filha nasceram em Cabo Verde. Depina veio para Estados Unidos em 1989 depois dos filhos emigraram para cá. Antes de vir aos Estados Unidos, Ela viajou bastante, visitando outras ilhas de Cabo Verde, e também Portugal, Zimbabwe, e outros paises. Ela agora mora em Everett com a sua filha, netos e bisnetos, e ela tem familias em Bridgeport, Brockton, e Dorchester que a vêm visitar ela frequentemente.
Depois de Depina ter sido diagnósticada com demência à cinco anos atrás, a sua filha deixou de trabalhar para cuidar da mãe. Logo que Pina realizou que a mãe não podia ficar em casa sozinha, ela ficou a ser a cuidadora principal com o apoio do Programa de Atendimento Adulto da Familia (AFC). Ela disse que não tinha a minima duvida que podia cuidar da mãe em casa.

“Na minha cultura, os pais sempre são cuidados pela familia em casa. Eles nunca vão para uma Lar de Idosos ou outros lugares aonde se cuidam de idosos,” diz Pina.
Pina diz que o apoio e ajuda do Programa de Atendimento Adulto da Familia (AFC) tem sido muito importante. A Assistente Social do AFC Carly Ellis e a Enfermeira de Saúde Comunitaria do AFC Ronald Lim fazem visitam todos os menses, para verificar como Depina está e conversar com ela para ver como as coisas estao correndo.
“Aprendi muito através do Programa de Atendimento Adulto a Familia,” diz Pina. “Eu já fiz varias recomendações a outras familias.”
Antes de cuidar da mãe, Pina trabalhou por 20 anos num Lar de Idosos, e cunheceu varios residentes que seu sentiam solitários e tristes e que preferiam estar em sua casa. Ela aconselhava os colegas do trabalho a trataram os residentes o melhor cuidado possivel, porque um dia eles se poderiam encontrar na mesma situação. Ellis, a Assistente Social do AFC, e a sua dedicação aos participantes é admiravel.
“Eu fui testemunha da incrível unidade entre mãe e filha,” diz Ellis. “Pina fica acordada a noite inteira com a mãe, e só descansa quando a mãe dorme. Pina e muito paciente com Depina, e nunca aparece agitada ou impaciente.”
“O Programa do AFC tem sido beneficiente para esta família por varios motivos, incluindo duas semanas pagas de férias par descansar e cuidar de si mesma, enquanto o seu neto cuida da avó,” diz Ellis.
Longevidade corre na familia, diz Pina. Os seus tios viveram até a idade de 101 a 102 anos de idade, a umas semanas antes de Depina fazer 104 anos, uma prima em Cabo Verde celebrou os seus 111 anos de idade. Pina tem esperancas que a sua mãe possa ultrapassar essa idade.
“Ela tem 104 anos, e ela nunca passou uma noite no hospital,” diz Pina. “Quero pedir a Deus mais anos de vida para minha mãe.”
Translation credit: Ana Comtois, Margarida Holmes, Derick Monteiro, Margarida Mendonca